sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO FELIZ DOIS MIL E 12






"Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."

FELIZ ANO NOVO FELIZ 2012

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Oração das crianças

Jesus, eu gosto do Senhor,
muito obrigado pela vida que o Senhor me deu!
Muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas, que o Senhor colocou bem perto de mim.
Jesus, eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte mas,
ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade.
Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo.
Jesus, eu gosto do Senhor, de todo coração e vou gostar de todo mundo, como o Senhor gosta de mim.
Amém.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

São Joaquim se prepara para a 18ª Romaria de Frei Damião

A cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, já está nos preparativos para a Romaria de Frei Damião, que este ano completa 18 anos de existência. Entre os dias 1º e 4 de setembro, o município terá uma programação religiosa e festiva que inclui apresentações artísticas, culturais, barracas de artesanato e comidas típicas, além dos shows com os padres cantores e as bandas convidadas se revezando em palcos montados na cidade.
A romaria começa na quinta-feira (1º), às 6h, com o canto do ofício realizado por grupos religiosos da cidade, seguindo o restante do dia com a extensa programação. Na sexta-feira (2), às 19h, acontece a caminhada penitencial, saindo da cidade de Camocim de São Félix até a Igreja Matriz de São Joaquim. No sábado (3), à meia-noite, tem início a Caminhada da Luz, com fiéis saindo da Igreja Matriz em direção ao santuário onde está localizada a estátua do frade capuchinho.
O ponto alto das comemorações é o domingo (4). A programação começa às 4h da manhã com uma salva de tiros de bacamarte. Às 6h tem o ofício na Igreja Matriz e às 8h a segunda missa do dia, seguida da missa dominical, às 9h, na Praça de Eventos.
A expectativa da organização do evento é que este ano, 300 mil fiéis visitem o município durante os quatro dias de romaria. O encontro anual de romeiros consegue mobilizar e reunir em um só lugar mais de 100 mil peregrinos, que seguem em procissão pelas ruas da cidade. Os fiéis vão ao município rezar e agradecer por benções recebidas, além de deixar para sempre na casa das promessas, roupas, retratos e objetos feitos em madeira e gesso representando órgãos do corpo humano.
A romaria do Frei Damião ainda garante a geração de empregos informais de barraqueiros, ambulantes, comerciantes e artesões que se deslocam para a cidade com o objetivo de vender ou prestar serviços aos turistas. Durante a romaria, a economia do comércio local também é fortalecida com a injeção de recursos nas atividades locais.
Servindo como ponto de visitação a todos que procuram o local para fazer os seus pedidos ou simplesmente agradecer as preces atendidas, o santuário ostenta a escultura de dez metros de altura mais um de base, com estrutura de concreto e o esqueleto de ferro, feita pelo artista plástico Caxiado.



Confira a programação completa da 18ª Romaria de São Joaquim do Monte:


Quinta-feira, 1º

6h Ofício de Nossa Senhora cantado no Santuário de Frei Damião
9h Missa do feirante na Matriz
15h Terço da Divina Misericórdia e Adoracão (Matriz)
19h Confissão Comunitária na Matriz
20h Apresentação da caravana Flocoarte de São Joaquim do Monte (Praça de eventos)
21h Pé de Serra Trio Beija-flor de Camocim de São Felix (Praça de eventos)


Sexta-feira, 2


6h Ofício de Nossa Senhora cantado no Santuário de Frei Damião
9h Missa do Apostolado da Oração (Matriz)
15h Terço da Divina Misericórdia (Matriz)
19h Caminhada penitencial, saindo da cidade de Camocim de São Felix ate a Igreja Matriz de São Joaquim
20h Apresentação da Caravana Papanguarte de Bezerros (Praça de eventos)
22h Show com a Orquestra Nostalgia de Garanhuns (Praça de eventos)

Sábado, 3


6h Ofício de Nossa Senhora cantado no Santuário de Frei Damião e Missa celebrada pelo Frei Nunes
9h Acolhimento as Caravanas dos Romeiros que começam a chegar a São Joaquim do Monte
10h Missa na Matriz
11h Homenagem ao artista plástico Caxiado, pelos seus 60 anos de vida, no museu do mesmo
12h Festejos
15h Show com Alex e seus teclados (Praça de eventos)
16h Apresentação da Banda Mirim do Educandário Frei Damião (Praça de Eventos)
17h Apresentação da Banda Marcial da cidade de Cupira
18h Terço Meditado (Praça de eventos)
19h Santa Missa na Praça de eventos
20h Momento de evangelização com a cantora Maria do Rosário da TV século XXI.
22h Show com Orquestra Opera Banda Show Pesqueirense (Praça de eventos)
0h Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário dc Frei Damião. Resp.: Todas as comunidades da Paróquia.


Domingo, 4

4h Festejos dos Bacamarteiros de Bananeirinha de São Joaquim do Monte
6h Ofício de Nossa Senhora cantado no Santuário de Frei Damião pelos seminaristas da Arquidiocese de Olinda¬ Recife. – Logo após, Santa Missa. Frei Nunes, Pe. Quirino (Sairé), Pe Osvaldo (Bezerros), Pe. Humberto (Gravatá)
8h Segunda Missa no Santuário de Frei Damião
9h Missa Dominical na Praça de eventos
10h Acolhimentos aos romeiros, Mauricio Ramalho e Pe de Serra (Praça de eventos)
11h Pe. Bráulio e banda de Catende lançando seu novo CD (Santuário)
12h DDD (Doidin de Deus) da Obra de Maria (Praça de eventos)
13h Deus e Fiel de Maceió-AL, (Praça de eventos)
16h Lançamento do CD de Pe. Pedro com Necivaldo e Banda (Praça de eventos)
16h30 Procissão com Imagem de Nossa Senhora das Dores – Padroeira dos Romeiros (Missa de encerramento Praça de eventos)
17h Bênção do adeus com Pe. Pedro - Fundador da Romaria (Praça de eventos)
18h Show pirotécnico patrocinado por Elivan Xavier e Carminha.
19h30 Salvinho do Acordeom e sua banda de Nova
20h Show com a Orquestra Super Oara de Arco Verde (Praça de eventos)

Fonte: Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O Rei do Baião no Galo da Madrugada

“Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião”. Este será o tema do 35º desfile do Galo da Madrugada, que vai celebrar o centenário de Luiz Gonzaga com direito a boneco gigante do Mestre Lua, edição especial do trio elétrico dos forrozeiros e muito baião tocado em ritmo de frevo. O bloco sairá às ruas no dia 18 de fevereiro de 2012, abrindo o feriado de Carnaval no Recife.

A presidência do cluba já encomendou aos maestros pernambucanos um frevo em homenagem a Gonzagão. A programação do Galo começa com o tradicional Desfile Inverso, na noite da quinta-feira, dia 16 de fevereiro. No dia 18, no Sábado de Zé Pereira, o bloco sairá às ruas do centro da cidade, abrindo o feriado de Carnaval no Recife.

Fonte: Pe 360 graus

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Recife reverencia Luiz Gonzaga no aniversário de 22 anos de sua morte

O segundo dia de agosto começou com clima de festa junina no Recife. Em vários pontos da cidade, hoje está sendo lembrado como o aniversário de morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que faleceu há 22 anos. Até o início da tarde, uma ′forróvioca′ cruza o município, do bairro de San Martin até a Avenida Guararapes, passando pelas Avenidas Caxangá e Conde da Boa Vista, chamando a atenção da população para o legado cultural do filho mais célebre da cidade de Exu.


Quem decidir acompanhar o ônibus animado pode conhecer de perto discípulos do rei, como Ednaldo Ramos, o Naldinho, de apenas 12 anos. Há sete meses, ele começou observar os sanfoneiros que reverenciavam o baião e se arriscou na sanfona. Hoje, se arrisca a participar de shows com ′gente grande′, não deixando nada a desejar a quem não aprendeu a dominar o instrumento por conta própria. "Tive minha primeira aula hoje, com Chico Paraíba. Venho tocando por conta própria, olhando o pessoal. Só toco sanfona e forró mesmo, e me divirto demais", conta o prodígio, com toda a simplicidade.

A chamada Vigília Gonzagueana teve início às 6h no bar ′Nosso Quintal′, em San Martin, contando com a participação de sanfoneiros, bacarmateiros e banda de pífanos. A comemoração segue durante todo o dia e terá espaço ainda para exposição regional de Gleidson Cavalcanti e palestras de Mávio de Holanda, que apresenta a discografia completa de Luiz Gonzaga. Às 17h, o escritor José Marcelo Leal Barbosa lança o livro Homenagens especiais ao eterno rei do Baião.

De acordo com o organizador da Vigília, Marcos Veloso, 50, a busca pela preservação do legado de Gonzaga é realizada semanalmente, no bar que o reverencia (localizado na Rua Doutor Aniceto Ribeiro Varejão, próximo à Chesf), sempre às sexta-feiras, com a presença de dez sanfoneiros, desde 1994. No entanto, o evento que envolve toda a sociedade está em sua sétima edição. "É uma paixão antiga. A gente cresceu ouvindo Luiz Gonzaga e esta é uma tradição que não pode se perder no tempo", resume.
As iniciativas culminam em uma missa, celebrada na Igraja de São Pedro, às 18h, que será sucedida de shows gratuitos, no Pátio, de bandas como Trio Nordestino, Santanna, Terezinha do Acordeon, Camarão, Salatiel, André Macambira, Nádia Maia, Petrúcio amorim, Cristina Amaral, Quinteto Violado e Fim de Feira.
Por Ed Wanderley Diário de Pernambuco

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pernambucanos farão samba-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2012

Os compositores sambistas de Pernambuco terão a oportunidade de compor o samba-enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2012.
A escola lançou, na noite de ontem, um concurso para escolher a canção que melhor retratar a trajetória de vida de Luiz Gonzaga, tema escolhido pela grupo para o desfile carnavalesco do ano que vem, quando o rei do baião completaria 100 anos.
Para isso, a diretoria de Marketing e Comunicação da Unidos da Tijuca se reuniu com representantes do Governo do Estado e sambistas para apresentar a sinopse que norteará a construção do samba-enredo. A apresentação foi feita através de uma videoconferência com diretores e pesquisadores da escola de samba, transmitida da quadra no Rio de Janeiro.

Segundo a diretora de Marketing da Unidos da Tijuca, Fabiana Amorim, o concurso será feito da seguinte forma: haverá duas chaves, uma de Pernambuco e outra do Rio de Janeiro; delas sairão os finalistas que disputarão a final no dia 15 de outubro, no Rio de Janeiro.
“A partir de agora, eles terão cerca de 30 dias para nos enviar as canções. Estaremos à disposição deles para que possam tirar qualquer dúvida ou solicitar nossa consultoria”, explicou. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, afirmou que “a iniciativa da escola de samba vai unir Nordeste e Sudeste e mostrar a cultura pernambucana para mais de cem países ao mesmo tempo”.

DA REDAÇÃO:Folha de Pernambuco

sábado, 2 de julho de 2011

Terra do Mamulengo completa 134 anos de História

O município de Glória do Goitá localizado na zona da mata norte á 65 km da capital Recife estará completando no próximo dia 09 de julho 134 anos de emancipação política. A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.


Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.


A vila foi criada a 09 de julho de 1877, Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho. Tornou-se município autônomo em 25 de Janeiro de 1983. O município foi criado em 09 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.
A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

Programação da Festa de Emancipação Dia 7 de julho: Feirinha Típica, Dia 8 de julho: Feira de Saúde no horário da manhã, já a noite festa fica por conta da Banda Baby Som e Capital do Sol, Dia 9 de julho: Banda Aquários, Banda Santropé e participação de Emboladores.

Premiações para os atletas : 1° Lugar uma Bicicleta,2° lugar uma câmara fotográfica digital e o 3° Um ventilador e Haverá uma Premiação especial para os atletas Glorienses que cruzarem a linha de chegada da competição no valor de R$ 300,00 cada, para as duas categorias Feminino e Masculino. A largada será no distrito de Apoti á 14 km da sede as 8:h da manhã do dia 9 de julho de 2011 com chegada as 10 horas. Venha você e sua família participar da festa dos 134 anos de emancipação política da terra do mamulengo.
Por:Márcio Santana

XII Fenearte será aberta nesta sexta-feira no Centro de Convenções

Ao lado da primeira dama, Renata Campos, organizadora do evento, o governador Eduardo Campos abrirá nesta sexta-feira, às 15 horas, no Centro de Convenções, XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte.

Trata-se da maior feira do segmento da América Latina, que irá reunir até o dia 10 de julho próximo artesãos de todos os Estados Brasileiros e de outros 34 países.
Eles irão expor suas peças de arte em mais de 800 lojas espalhadas numa área de 29 mil metros quadrados. São mais de cinco 5 mil expositores que têm a expectativa de movimentar R$ 28 milhões em vendas.

A edição deste ano, inspirada na Literatura de Cordel, traz mudanças na sua planta que implicarão mais conforto aos visitantes. Com assinatura de Carlos Augusto Lira Arquitetos, o novo traçado da Feira mantém a lógica do labirinto, mas com “layout” modificado que permitirá mais liberdade e mobilidade ao público. Além disso, quem estiver no evento poderá sair por todos os portões.

Música rima com artesanato na Fenearte

Entre um corredor e outro de artesanatos oriundos de mais de 35 países, um palco onde só toca música de raiz pernambucana. Na Fenearte - Feira Nacional de Negócios do Artesanato -, todas as tardes e noites são dedicadas ao forró, coco, MPB e às manifestações culturais.

Nesta sexta-feira (1º), primeiro de dez dias em que a feira ocupa o Centro de Convenções, Sagrama, Novinho da Paraíba e Orquestra Criança Cidadã estão entre as atrações da Praça de Eventos Marinês e Mezanino.

Para assistir aos shows não é preciso pagar nada; a entrada para a Fenearte, que custa R$ 6 (segunda a sexta) e R$ 8 (final de semana), garante acesso ao evento. Mais de 270 mil pessoas são aguardadas na feira.


Por:avozdavitoria

terça-feira, 21 de junho de 2011

Destaque junino: Os Filhos de Vitôr

Todos os anos durante o mês de junho o nordeste brasileiro festeja as festas juninas. Nesta festa tão tradicional, não pode faltar sanfona, triângulo, zabumba e muita alegria animados ao som de forró, xote e xaxado. Por falar nisso, os Filhos de Vitôr representam muito bem tudo isso. Desde pequenos, acompanhando o Irmão Vanildo de Pombos, Silvinho e Waltinho rodaram o Nordeste cantando a cultura nordestina. O talento dos então músicos Silvinho e Waltinho, e do cantor e compositor Vanildo de Pombos foram logo reconhecidos.

O cantor e irmão da dupla, Vanildo de Pombos, faleceu aos 48 anos, no dia 26 de Junho de 2008. Vanildo, detentor de um talento invejável, deixou um acervo com mais de trezentas composições e dez discos gravados. Artistas como Genival Lacerda, Adelmário Coelho, Nádia Maia, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, e as bandas Catuaba com Amendoin e Cavalo de Pau gravaram composição do artista.

Com a morte do irmão, Silvinho e Waltinho, formaram a dupla os Filhos de Vitôr que se tornou conhecida no Nordeste, no Brasil e no exterior. Em 2002 apresentaram-se durante as transmissões da copa do mundo do Japão. Convidados para representar o Brasil numa turnê mundial encantaram platéias nos Estados Unidos da América e Portugal, além disso, realizaram apresentações em Brasília e Salvador. Para orgulho de seus pais, Vitôr e Dona Darci, e dos conterrâneos nordestinos, os Filhos de Vitôr são os únicos artistas residentes no Nordeste a se apresentarem na Broadway (EUA). Este foi o pontapé inicial para o mundo conhecê-los.

Com músicas de composições próprias, suas gravações revelam modernidade, suavidade e muito forró pegado com a essência do ritmo do pé de serra. Além disso, nos shows eles apresentam uma variedade de ritmos como baião, coco, xote e xaxado. Para saber mais, é só participar ou contratar um show. Animação, com certeza, não vai faltar.
Contatos para show: 081) 3325.4878
(081) 9224.8788 ou http://www.osfilhosdevitor.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trabalho infantil ou escravo?

Quando se fala de criança carente, a primeira imagem que se tem é a de meninos e meninas de ruas, pedindo dinheiro em semáforos para sobreviver. Quando não, o pior, menores furtando ou cheirando cola para fugir da dura realidade em que vivem. Todavia, quando mergulham nesta mesma realidade, ela se torna, talvez, ainda pior e fantasmagórica, vez que, o infante vê sua incipiente força de trabalho ser explorada abusivo e desumanamente.


Dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta que 20% dos brasileiros já trabalham antes dos dez anos e 65,7% antes dos 15. Além disso, 7,5 milhões de brasileiros com idades entre dez e dezessete anos trabalham, representando 11,6% da mão-de-obra no país. Sendo que 70% dos casos recebem, em média, apenas meio salário mínimo.


Desde 1995, 145 fiscais do Ministério do Trabalho, coordenados pela Secretaria de Fiscalização do Trabalho do referido Ministério, percorrem o país de Norte a Sul para traçar um mapa do trabalho infantil. O relatório fica pronto em agosto. Até agora, estão prontos os mapas das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

No Nordeste brasileiro, as crianças e adolescentes estão presentes em mais de 11 atividades. Destas, a colheita da cana-de-açúcar é a principal atividade onde o trabalho infantil está envolvido. Os Estados do Ceará e Pernambuco, juntamente com o Rio de Janeiro, são os recordistas na exploração de mão-de-obra infantil nos canaviais. Nesta atividade, as crianças cortam a cana, suportam o peso de sacos da planta e correm o risco até de sofrerem mutilação. Ademais, não trabalham menos de dez horas por dia, ficam expostos ao sol e fazem o serviço sem proteção nenhuma.

O mesmo panorama odioso se descortina nos sisais da Bahia; na cultura do fumo em Alagoas; na colheita da uva em Pernambuco e Rio Grande do Norte; nas salinas do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte; nas cerâmicas de Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Maranhão; e nas pedreiras de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.

Na região Sul, que ao lado do Sudeste, é considerada a mais rica e desenvolvida, a mão-de-obra infantil é explorada em 21 atividades. Só o Rio Grande do Sul concentra 11 dessas atividades.


As extrações de acácia e ametista no Rio Grande do Sul, pelos menores, são as que mais chocam. As crianças lavam as pedras de ametista com produtos químicos tóxicos sem nenhuma proteção, ficam expostos à fuligem da máquina de lixar a pedra e suportam o peso do minério das minas até o local de beneficiamento. Saliente-se que, nas lixas elas podem até perder o dedo.

Outrossim, a mão-de-obra infantil é usada nas madeireiras de Santa Catarina e Paraná; na produção de cerâmica no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; nas cristaleiras de Santa Catarina; na construção civil dos centros urbanos do Paraná e Santa Catarina; na indústria moveleira e no curtume dos três estados sulistas.
Na zona urbana dos Estados do Sul, a situação se iguala ao Nordeste — escritórios, comércios e supermercados.

No Centro-Oeste a exploração da força de trabalho infantil é deprimente. Em Goiás, os adolescentes trabalham duro em jornadas diárias que não duram menos que 10 horas na colheita do algodão, do tomate e do alho. Todavia, o que mais impressiona são as olarias e cerâmicas, onde as crianças começam a trabalhar às quatro da manhã e vão até às cinco e meia da tarde. Segundo Eliana Bragança, assistente social que acompanha as pesquisas, nas pequenas e precárias fábricas de cerâmica, adolescentes menores de 14 anos chegam a empurrar carretas com mais de 150 quilos de tijolos sob um terreno irregular. E suportam o calor intenso dos fornos por horas até os tijolos ficarem prontos.

Na zona urbana de Mato Grosso, há crianças catadoras de lixo, que brincam, comem e tiram o sustento do dia, tentando separar o lixo reciclável para vender em outros lugares. Já no Mato Grosso do Sul as carvoarias batem recorde na exploração do trabalho infantil.

A Constituição Federal de 1988 dispõe que é proibido qualquer trabalho a menores de 14 (quatorze) anos, salvo na condição de aprendiz (cf. art. 7º, XXXIII c/c o art. 227, §3º, I). Além do que, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde(...) além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (cf. art. 227, caput, da CF).

A norma constitucional acima é escancaradamente desrespeitada pelos seguintes motivos: 1º- O trabalho infantil é mais barato; 2º- Serve como complemento à renda familiar, muitas vezes, inexistente; 3º- falta de Programas do Poder Público que complementem a renda familiar.

O trabalho precoce de pessoas em desenvolvimento (crianças e adolescentes) é um ácido corrosivo que estrangula as perspectivas de aperfeiçoamento cultural e até mesmo físico desses entes. A sociedade e o Estado precisam despertar imediatamente para esta problemática que desafia, inclusive, o ordenamento jurídico pátrio.

O povo brasileiro precisa ver na criança e adolescente menos um caso de polícia, punição ou privação de liberdade e mais um caso de educação, ajuda e apoio. Precisa, também, desvencilhar-se dessa mentalidade arcaica e amoldar-se aos salutares princípios do Estatuto da Criança e Adolescência. Constata-se, facilmente, que a dificuldade não reside no compreender as idéias novas, mas no abandonar as antigas.
Nessa perspectiva, o Programa Bolsa-Familiar — que consiste em pagar determinado montante à família que tenha seus filhos matriculados na escola pública e com determinada freqüência (implantado em algumas cidades brasileiras: Brasília, Boa Vista) — atende à necessidade de manter a criança na escola e complementar a renda familiar. Além do que, extingue o malfazejo trabalho infantil, tão prejudicial ao futuro do país e de nossas crianças. Desse modo, a própria família tem o máximo interesse em que a criança permaneça na escola.
Auto:João Gaspar Rodrigues

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Trem do Forró realiza sua primeira viagem neste sábado (4).

Uma das grandes atrações do São João de Pernambuco, o Trem do Forró, que completa 21 anos este ano, começa a funcionar no próximo sábado (4). Esta temporada, serão realizadas sete viagens, a inaugural do dia 4 e as demais nos sábados e domingos do mês de junho. A saída da primeira viagem está marcada para as 16h, na frente do bar do Catamarã, no bairro de São José, Zona Central do Recife, e segue rumo ao Cabo de Santo Agostinho, ainda na Região Metropolitana do Recife.

O trem é constituído por dez vagões que levam, por viagem, até cem pessoas, totalizando mil passageiros por dia. Cada vagão possui um serviço de bar e um trio de forró pé de serra. No Cabo, os passageiros podem conferir uma quadrilha junina e uma vila matuta montada ao lado da estação ferroviária central. Barracas de comidas típicas, venda de artesanato e um palco com apresentações culturais também são disponibilizados aos visitantes.

Os ingressos custam R$ 70 para o dia 4 e 11, e R$ 80 para as demais saídas. Dá direito a uma camisa alusiva ao evento, uma pulseira de identificação e um informativo, além da passagem de ida e volta no trem. A compra de ingresso pode ser feita pela Serrambi Turismo, ou pelo site oficial. Não existe meia entrada para estudantes. Crianças a partir de oito anos paga o valor total do ingresso. Para obter mais informações, entre no site oficial do Trem do Forró.
Jc online

terça-feira, 31 de maio de 2011

Chegada de Frei Damião ao Brasil completa 80 anos.



Há exatos 80 anos, Frei Damião de Bozzano embarcava no Porto de Gênova, na Itália, com destino ao Brasil. A viagem, iniciada no dia 28 de maio, terminaria três semanas depois em Pernambuco. Em 17 de junho de 1931, o capuchinho desceu do navio Conte Rosso no Porto do Recife. Era o começo de uma história que durou até 1997, ano do falecimento do missionário, e que fez do frade um dos maiores confessores da Igreja Católica. Para contar essa trajetória, o Diario de Pernambuco publica neste domingo (29) o caderno especial Terra de Damiões. O caderno integra o projeto do jornal em realizar grandes reportagens e exigiu cerca de dois meses de pesquisas, entrevista e viagens.

A exemplo do capuchinho, a equipe do Diario embarcou numa grande viagem. Frei Damião percorreu 7 mil quilômetros na travessia do Oceano Atlântico. O repórter Jailson da Paz, a fotógrafa Alcione Ferreira e o motorista Gilson Bezerra andaram 3.352 quilômetros em Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará . Nesses estados, a equipe ouviu devotos, promesseiros, pesquisadores e críticos do frade em 17 cidades do Sertão ao Litoral.

O lugar escolhido para começar a viagem pelo mundo do missionário foi Canafístula, em Palmeira dos Índios (Alagoas). Lá encontramos Damião Silva de Lima, 35. O agricultor havia perdido a visão de um dos olhos. E começou a revirar a concepção da reportagem proposta. “Fomos ao interior com uma ideia e voltamos, na primeira semana de viagem, com outra para a reportagem”, relembra Jailson.

A ideia inicial do caderno seria recontar a trajetória do frade a partir do mapa traçado por frei Otávio de Terrinca, superior do missionário. O mapa trazia a quantidade de pregações, casamentos, comunhões e crismas. “Mas de tantos Damiões e Damiana encontrados percebemos a existência de algo especial naquelas histórias”, revela Alcione. Havia. Todos os Damiões e Damianas tinham recebido o nome de batismo por devoção dos pais ao sacerdote. E seus relatos mostravam não só histórias de fé, sofrimento e superação, mas que se ligavam a aspectos importantes da vida do capuchinho, como o sacerdócio, a comparação com Padre Cícero e o embate contra o protestantismo. Por esses caminhos o Terra de Damiões, com 16 páginas, contará a história de Frei Damião.


Programação - Os 14 anos da morte de Frei Damião são celebrados pelo Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, até a próxima terça-feira (31). Nos dias de evento, os romeiros participam de diversas atividades, como missas, vigílias, bençãos e procissão. Segundo o frei Abelardo José de Oliveira, guardião do convento e organizador da festa, a expectativa é de que 70 mil pessoas durante os dias de homenagem. O ponto alto será neste domingo (29) com a missa solene, que será celebrada pelo Arcebisbo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.


Acompanhe a programação:

Sábado (28)
6h – Missa
12h – Ofício de Nossa Senhora
17h – Missa
19h – Encontro Mariano
22h às 4h – Vigília

Domingo (29)
4h – Ofício de Nossa Senhora
4h30, 6h e 8h– Missa
10h – Missa solene
14h30 – Missa e benção aos romeiros
17h – Missa e benção aos voluntários e patrocinadores

Segunda-feira (30)
6h – Missa
12h – Ofício de Nossa Senhora
15h – Terço da Misericórdia
17h – Missa

Terça-feira (31)
6h e 11h – Missa
15h – Terço da Misericórdia
17h – Missa

Serviço :
Frades Capuchinhos
Convento São Félix de Cantalice
Rua José Rodrigues, 160 – Pina
Telefone: (81) 3465-863.
Fonte:diário de pernambuco

Caruaru anuncia o maior São João do mundo.



De 4 a 29 de junho Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vive a grande celebração da cultura brasileira, atraindo mais de um milhão de pessoas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Neste período, palhoças, quadrilhas, literatura de cordel, poesia matuta, cantadores, arraiais, shows, exposições, fogueiras, bandeirinhas e as imperdíveis comidas típicas podem ser encontradas em cada esquina da cidade.
No Pátio do Forró Luiz Gonzaga, principal polo de animação, shows regionais e nacionais animarão a moçada forrozeira que escolher Caruaru, como roteiro durante os festejos juninos.
» Confira a programação completa de shows no Pátio do Forró:


Sábado, 4

20h Azulão
21h30 Genaro
23h30 Elba Ramalho
2h Matruz com Leite


Domingo, 5
19h Totonho
20h Filhos de Victor
21h30 Amazan
23h30 Sirano e Sirino


Segunda-feira 6
21h30 Forró Cigano
Terça-feira, 7
21h30 Forró Aprumado


Quarta-feira, 8
20h Léo Domingos
21h30 Jucélio Vilela
23h Forró do Bom


Quinta-feira, 9
20h Zabumba Bacamarte
21h15 Camarão
22h45 Ébano Nunes
0h Cangaia de Jegue


Sexta-feira, 10
20h Renovação Nordestina
21h15 Cacimba de Aluá
22h45 Flávio José
0h30 Adelmário Coelho
2h Cavaleiros do Forró

Sábado, 11
19h Forró do Muído
21h Flavio Leandro
22h15 Clã Brasil
23h45 Maciel Melo
1h30 Benil

Domingo, 12
19h Joana Angélica
20h15 Renilda Cardoso
21h30 Italo e Reno
23h30 Paulinho Leite
1h30 Gian e Giovan

i
Segunda-feira, 13
21h Cheiro da Terra
22h30 Rosimar Lemos


Terça-feira, 14
21h Banda do Batista


Quarta-feira, 15
19h Erasmo Miguel e Banda
20h30 Brasas no Altar
22h Mattos Nascimento
23h Daniel Diau

Quinta-feira, 16
21h30 Igrejas Católicas

Sexta-feira, 17
20h Forró da Pegação
21h15 Rogéria
22h45 Margareth Menezes
0h30 Petrúcio Amorim
2h Limão com Mel


Sábado, 18
19h Chiclete com Banana
21h Maestro Forró
22h30 Chico César
0h30 Waldonys
2h Amigos Sertanejos

Domingo, 19
19h Banda Topázill
20h15 Dudu do Acordeon
21h30 Estakazero
23h30 Arreio de Ouro


Segunda-feira, 20
20h Marlene do Forró
21h15 Louro e Victor Santos
22h Companhia do Forró


Terça-feira, 21
20h Caruforró
21h15 Didi Caruaru
22h30 Forró Quentão


Quarta-feira, 22
20h Heleno dos Oito Baixos
21h15 Jailson Rosseti
23h30 Pinga Fogo
1h30 SoxoteA

Quinta-feira, 23
19h Garota Safada
21h Jorge de Altinho
23h Herbert Lucena
0h15 Santana
2h15 Brasas do Forró

Sexta-feira, 24
20h Gilvan Neves
21h15 Valdir Santos
22h30 Israel Filho
0h30 Nando Cordel
2h30 Magníficos


Sábado, 25
19h Gatinha Manhosa
21h Fábio Carneirinho
23h Geraldinho Lins
1h Elifas Júnior
2h Novinho da Paraíba


Domingo, 26
20h Almério
21h15 Erisson Porto
22h30 Trio Nordestino
0h Zé Ramalho
2h Brucelose


Segunda-feira, 27
20h Humberto Bony
21h15 Banda Alternativa
23h30 Anjo Azul


Terça-feira, 28
20h Osquestra de Oito Baixos
21h15 Gean Mota
22h30 Calango Aceso
1h30 Calcinha Preta

Quarta-feira, 29
19h Aviões do Forró
21h Flor de Mandacaru
22h15 Targino Gondim
0h Alcymar Monteiro.

Fonte:NE10

Santo Antônio é o mais adorado entre os fiéis

São João é considerado o santo principal das festejos juninos, tanto é que festa leva o seu nome. Mas quem faz sucesso mesmo é Santo Antônio, principalmente entre as solteiras. Depois que ganhou fama de casamenteiro, ele ganhou milhares de seguidoras pelo Brasil.

No entanto, a fama não o livrou dos maltratos dos seus devotos, sobretudo por quem acredita que tais métodos garantem um par ideal. As torturas são variadas, desde deixar a imagem virada para a parede ou colocá-la no congelador, tirar o menino jesus dos seus braços, até afogar o santo dentro de um copo d'água ou amarrar uma corda em seu pescoço.

Os maus-tratos se popularizaram a partir de uma história contada no Nordeste brasileiro, segundo a qual uma jovem se apegou ao santo na esperança de arrumar um bom casamento. Por mais que ela orasse e fizesse as penitências, o pretendente não surgia. Um dia, revoltada, ela jogou a imagem do santo pela janela, atingindo um jovem que passava. Resultado: os dois se apaixonaram e se casaram.

Além da fama de casamenteiro, Santo Antônio tem uma forte relação com a prosperidade e a proteção. A fama e os milagres realizados pelo santo são tantos que apenas 11 meses após sua morte, em 13 de junho de 1231, ele foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Ele também é invocado como protetor de coisas perdidas, para cura de doenças, conversão das pessoas e defender contra as tentações do maligno.

PÃO DE SANTO ANTÔNIO - Muitos fiéis recorrem ao santo para não faltar comida em suas casas. A distribuição de pães pela igreja no seu dia representa a fartura e prosperidade. Os pães são guardados pelos fiéis junto aos cereais da casa.

A história do Pão de Santo Antônio remonta a um fato curioso. Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia.

Santos ligados ao ciclo junino:

SÃO JOSÉ - 19 de março: abre o ciclo e "traz" as primeiras chuvas e prenúncio de inverno para o Nordeste. Ligado ao plantio do milho. Protetor da família. Nos cultos afro-brasileiros corresponde ao orixá Odé ou ainda Oxossi.

SANTO ANTÔNIO – 13 de junho: protetor e defensor dos pobres, casamenteiro e no sincretismo corresponde ao orixá Ogum.

SÃO JOÃO - 23/24 de junho: dono da festa, corresponde ao orixá Xangô. Conhecido como santo festeiro, seu dia é comemorado com muita dança comida e bebida. Também é protetor dos casados e dos enfermos, principalmente em relação a dores de garganta e de cabeça.
SÃO PEDRO - 28 de junho – Protetor dos pescadores e dos viúvos. corresponde ao Orixá Exú.

fonte:NE10

sábado, 28 de maio de 2011

São João de Limoeiro 2011 homenageia o coquista Zé de Teté: Tem o coco na alma e o ritmo no pé.

"Quero dizer para todas as crianças e adultos que continuem apoiando a cultura e que não deixem o Coco de Roda morrer." Zé de Teté.

O São João de Limoeiro 2011 terá como homenageado o cantador de Coco de Roda, Zé de Teté. O artista popular, que divide o tempo entre composições e cortes de cabelo em sua simples barbearia no município de Limoeiro, é o tipo do artista que eleva o nome da sua cidade.

José Rodrigues da Silva, o Zé de Teté é sem dúvida uma das personalidades da memória viva da cultura limoeirense. Nasceu no Sítio Araras, município de Limoeiro, aos 20 dias do mês de julho do ano de 1944, tornando-se famoso sem necessitar abandonar sua terra natal. Filho do barbeiro Oteliano Rodrigues de Araújo e da Senhora Maria José da Conceição, herdou do pai a profissão, a sua segunda paixão.

Estudou no Centro São Luís, no Alto do Céu, e na Escola Morais e Silva (onde só cursou até a 2ª série do antigo ensino primário, atual Ensino Fundamental). Zé de Teté é pai de oito filhos, um com dona Severina Josefa de Lima, com quem é casado atualmente, e outros sete, frutos de outros relacionamentos. O nome artístico vem do fato de seu pai (Oteliano) ser conhecido popularmente por Teté. Então José é Zé, Zé de Teté.

As influências – Desde criança, Zé de Teté despertou o interesse pelo "Coco de Roda", que diferencia do "Coco de Embolada" pela quantidade de participantes. O Coco Roda é composto pelo cantor, o coral e várias pessoas dançando ao redor, enquanto o Coco de Embolada, apenas por uma dupla. Sua paixão por Coco de Roda vem de antigos grupos limoeirenses, como: O Coco de Pedro Filete (da Escadaria do Redentor) e o Coco Arco Íris do Senhor Paulo Faustino (do Alto de São Sebastião), ambos em Limoeiro.
O artista Zé de Teté começou a cantar e compor nos anos 70, e hoje possui mais de duzentas composições, das quais 61 gravadas.
(Portal de Limoeiro).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Escola Técnica de Limoeiro lembra o legado de Luiz Gonzaga

O período junino se aproxima e, consequentemente, o forró torna-se o ritmo mais tocado. Mas quando se fala em festa de São João, um nome é inesquecível: Luiz Gonzaga. O Rei do Baião está imortalizado nos quatro cantos do País.

E para relembrar a história desse grande nome da música nordestina, a Escola Técnica Estadual (ETE), com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, preparou uma programação com diversas atividades ligadas a história do “Velho Lula”.

No período de 25 a 27 de maio, a unidade de ensino vivenciará o “Tributo a Luiz Gonzaga”. Na programação do dia 25, os alunos apresentarão trabalhos feitos a partir de pesquisas realizadas sobre a vida e a obra do sanfoneiro.

Já no dia 26, às 8h30, haverá uma palestra proferida pelo cantor Daniel Bueno, com o tema: A vida e a influência do Rei do Baião na divulgação do Sertão. A partir das 9h30, Daivinho (O Sanfoneiro Nordestino) e Kekeu (O Discípulo de Duda da Passira) realizam uma aula sanfonada.

No período da tarde, às 14h, será a vez de Santanna, “O Cantador”, entrar em cena. Em sua palestra, o cantor falará de sua experiência ao lado do filho de Januário e de que forma a obra do “mestre” mudou a sua trajetória de vida. Com o título “O Testemunho de um Seguidor”, a participação de Santanna promete boas histórias do homenageado. Na sexta, dia 27, a partir das 20h, será a hora de arrastar o pé, com o show da Banda Anjos do Forró, cantando os sucessos de Gonzagão.

com informações da Assessoria.

sábado, 14 de maio de 2011

Uma semana dedicada aos museus e à memória do Recife




No Memorial Luiz Gonzaga, haverá oficina, palestra e visita guiada

Visitas guiadas, ações educativas, oficina de fotografia, exibição de vídeos, palestras e shows. Essas são as atividades que acontecerão nos sete equipamentos culturais do Pátio de São Pedro em comemoração à 9ª Semana Nacional de Museus, que inicia neste domingo (15) e segue até o dia 22 de maio com o tema “Tire a poeira da memória”.
A abertura será realizada neste domingo (15), a partir das 16h, com shows do músico Juliano Holanda, em projeto solo, e da banda Academia da Berlinda. A garotada ainda vai se divertir com apresentação do Grupo Perna de Pinto Perna de Pato. Já no encerramento, no dia 22, no mesmo horário, haverá apresentação de Finlândia, da Argentina, e do grupo Coco Raízes de Arcoverde.
Durante esta semana, os espaços funcionam das 9h às 17h, enquanto nos domingos (15 e 22), os equipamentos abrem especialmente para a Semana dos Museus, das 14h às 19h. A entrada nos espaços e as atividades são gratuitas.
» Confira a programação da Semana de Museus no Pátio de São Pedro:
CENTRO DE DESIGN DO RECIFE – Casa 10
Informações: 3355.3147 3355.3148

Exposição “Coisas do tempo...”
A mostra apresenta um pouco da memória do Pátio de São Pedro através dos produtos comercializados em seu entorno, alguns deles criados por “designers populares” que não têm uma instrução formal, mas expressam inventividade enaltecendo traços da cultura nordestina através de cores, formas e conceitos. Ações educativas irão proporcionar vivências e questionamentos sobre design, arte e artesanato, resgatando a memória dos produtos e suas funcionalidades e durabilidades.

Exposição "Tipografia vernacular: Do analógico ao digital"
A mostra, que tem Fátima Finizola e Damião Santana como curadores, pretende apresentar a diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos e as experiências visuais e informacionais que ela proporciona, tratando desde os letreiramentos populares até a produção tipográfica digital brasileira recente que busca referências no universo da letra popular.

MEMORIAL LUIZ GONZAGA – Casa 35
Informações: 3355.3154 3355.3155

Oficina: Fotografando a Memória, com a fotógrafa Kaká Morais
De 16 a 18 de maio, das 14h às 17h, no Memorial Luiz Gonzaga

Palestra: Da memória do indivíduo ao museu do coletivo, com Moysés Siqueira, mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas.
Dia 19 de maio, das 19h às 21h, no Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife).

Visita guiada: Mediação com música e declamação de poesia
Dias 15, 19 e 22 de maio, das 9h às 17h, no Memorial Luiz Gonzaga

MUSEU DE ARTE POPULAR (MAP) – Casa 49
Informações: 3355.4720 3355.3110


Mostra “Teia de Cordéis”
Romances, personagens históricos, operetas, manuais, autos, hinos, elegias, canções, sátiras e muitos outros elementos invadem o Museu de Arte Popular através de um passeio pela coleção de cordéis portugueses do pesquisador Arnaldo Saraiva. Durante a semana, a exposição conta com visitação com mediações especiais, envolvendo encenações, performances de dança e contação de histórias.

Formação de Professores e estudantes de Pedagogia e História
As possibilidades do museu como espaço pedagógico
18 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h (2 turmas)

Lançamento da série Diálogos... 2011, dia 19 de maio
Bate-papo sobre a representação do feminino na literatura de cordel, com Ângela Grilo, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), doutora em história pela universidade de Sorbone.

MEMORIAL CHICO SCIENCE – Casa 21
Informações: 3355.3158 3355.3159


Memória de Malungo, exibição de vídeos do acervo MTV Brasil (1993 -1997)
O Memorial Chico Science durante a Semana de Museus exibirá pela primeira vez o acervo de vídeos de Chico Science & Nação Zumbi produzido pela MTV Brasil. O acervo doado gentilmente pela emissora registra o período de 1993 a 1997, quando Chico, os malungos e o Manguebeat conquistaram o país. Serão exibidos clipes, participações em programas e shows.

CENTRO DE FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS (CFAV) – Casa 11
Informações: 3355.3152 3355.3153

Oficina: Tecnomanias - Usos digitais e equipamentos analógicos, com Lia Letícia (Porto Alegre/RS)
De 16 a 27 de maio, das 14h às 17h (carga horária 30h/a)

Inscrições gratuitas: até 12 de maio (Enviar currículo e carta de intenção para cfav.recife@gmail.com)
Em momento de abundância tecnológica, quando muitos têm acesso a equipamentos de alta complexidade, que se tornam rapidamente obsoletos, a oficina Tecnomanias propõe novos usos e interações nas áreas analógica e digital. Dividida em exercícios práticos-experimentais e aulas expositivas, a oficina apresentará ferramentas de trabalho no campo de arte e tecnologia, incentivando projetos coletivos, mas também trabalhos em que o aluno possa amadurecer uma poética individual.

MAMAM NO PÁTIO – Casa 17
Informações: 3232.2844 3232.2857

Espaço anexo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, funciona como um espaço de experimentação e reflexão crítica das artes visuais. Atualmente, abriga a exposição “Deus, Messi, almoço interminável (não necessariamente nessa ordem)”, coletânea de histórias em quadrinhos e vídeos desenvolvidos pelo artista Rafael Campos Rocha (São Paulo). Os quadrinhos, principal ocupação do artista (que trabalha como cartunista e ilustrador do jornal Folha de São Paulo) tem como o personagem "Deus, essa gostosa". A divindade máxima, como o nome sugere, é uma mulher negra de hábitos sexuais plurais e abertos, que tem uma quedinha pela cerveja, pelo punk rock feminino dos anos 80 e pela jogatina sem fins lucrativos.

NÚCLEO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA (NCAB) - Casa 34
Informações: 3355.3100

Mostra “Yabas, mulheres guerreiras do Panteão Africano”, da artista plástica Mãe Nete, do Ilê Asé Osum Agemum Ya Lemim

Exposição de paramentas e símbolos dos orixás femininos em homenagem as mães e mulheres guerreiras na Promoção pela Igualdade Racial, mostrando quais as cores, elementos da natureza e saudação de cada divindade.
Abertura: Dia 13, às 18h, com coquetel afro e apresentação do Maracatu Porto Rico.

Foto:divulgaçaõpcr
Ne10

sábado, 7 de maio de 2011

Mãe é tudo!




Em nossa infância de sonhos,
- com a magia do amor
é Fada que mostra a vida
sem os espinhos da dor.

E quando, na mocidade,
trilhamos grandes desertos,
é Estrela de luz amiga
guiando os passos incertos.

E no fim, desiludidos,
sem esperança e ninguém,
é Saudade que nos lembra:
- fomos felizes também!

(Gonçalves Ribeiro)

Fenearte inscreve para Galeria de Reciclados

Pela quinta vez, a Fenearte promove a Galeria de Reciclados. No espaço, reunirá 50 trabalhos de artistas, artesãos e designers do Estado, que poderão se inscrever de 23 maio a 06 de junho e concorreção a prêmios que somam R$ 17 mil.

Os 50 selecionados, escolhidos pela Coordenação Geral do evento serão expostos e comercializados, e quatro deles serão selecionados por uma Comissão Julgadora para receber prêmios em dinheiro nas categorias Arte Reciclada, Artesanato Reciclado e Design Reciclado.

Os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição, disponível da sede da AD Diper e no Portal do Artesanato de Pernambuco, que deve ser entregue assinada junto com a obra inscrita, uma cópia da carteira de identidade e um comprovante de residência original e recente. No site, também está disponível o regulamento da mostra. A lista dos 50 selecionados será divulgada no dia 18 de junho também no Portal do Artesanato e comunicada através de correspondência e/ou contato telefônico.

“A Galeria é uma forma de reconhecimento e confirma o caráter sustentável da Fenearte que, dentro do conceito Lixo Zero, recolherá todo o material reciclável gerado pelos visitantes e expositores durante a feira, separará e doará às cooperativas de catadores”, fala o diretor de Promoção da Economia Criativa da AD Diper, Roberto Lessa.

PREMIAÇÃO - A entrega dos prêmios será feita no dia 01 de julho durante a cerimônia de abertura oficial da XI Fenearte às 19h, no palco da Praça de Eventos, que fica na praça de alimentação. O primeiro lugar de cada uma das categorias ganhará R$ 5 mil, e os demais participantes receberão diplomas concedidos pela AD Diper.

PRÊMIO ACLAMAÇÃO – Os visitantes da feira poderão escolher a obra que ganhará o Prêmio Aclamação, no valor de R$ 2 mil. O voto, eletrônico, será feito em uma urna eletrônica, disposta durante a feira na própria Galeria.

O autor da obra escolhida receberá o prêmio dia 10 de julho durante a cerimônia de encerramento da Fenearte, a partir das 19h30,a na Praça de Eventos.

Fonte:NE10

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Festival da Seresta traz Michael Sullivan e Elymar Santos ao Recife.

Na ordem, Moacyr Franco, Agnaldo Timóteo, Elymar Santos e Michael Sullivan
O Marco Zero, no Bairro do Recife, vai se transformar num grande salão de baile a partir desta quarta-feira (4), durante o Festival Nacional da Seresta. Até o sábado (7), os amantes da música romântica, choro, bolero e Jovem Guarda têm encontro marcado a partir das 20h. Nesta 17ª edição, os destaques são para os cantores Michael Sullivan e Elymar Santos.
O festival trará ao Recife artistas locais e nacionais de diversos estilos da música popular. Na estreia, quando se celebra a Noite das Grandes Vozes, sobem ao palco Roberto Barradas, Nilton César, Moacyr Franco, Agnaldo Timóteo e Adilson Ramos.
A programação ainda traz Altemar Junior, Odair José, Reginaldo Rossi, Leonardo Sullivan, Trio Irakitan, Adilson Ramos, Paulo Diniz, Golden Boys e Os Incríveis.
» Confira a programação completa do 17º Festival Nacional da Seresta:
Quarta (4) - Noite das Grandes Vozes
20h - Roberto Barradas
20h40 - Nilton César
22h - Moacyr Franco
23h - Agnaldo Timóteo
0h30 - Adilson Ramos

Quinta (5) - Noite dos anos 70
20h - Nadja Maria
20h40 - Expedito Baracho
22h - Paulo Diniz
22h30 - Odair José
23h30 - Reginaldo Rossi

Sexta (6) - Noite do Bolero
20h - Meivinha Queiroga
20h40 - Trio Yrakitan
22h - Altemar Junior
23h - Leonardo Sullivan
0h30 - Elymar Santos

Sábado (7) - Noite da Jovem Guarda
20h - Mozart
20h40 - Túnel do Tempo
22h - Michael Sullivan
23h - Golden Boys
0h30 - Os Incríveis


Fonte:NE10

sábado, 30 de abril de 2011

Cine PE 2011: saiba quem são os homenageados e confira a programação completa



Além das mostras competitivas de curtas e longas-metragens, o festival realiza ainda oficinas, seminários, Mostra Infantil de Cinema Brasileiro e Mostra Pernambuco
Começa neste sábado (30) a 15ª edição do Cine PE. O festival ocorre até o dia 6 de maio no Teatro Guararapes, que fica no Centro de Convenções. Mas a Mostra Pernambuco, que faz parte da programação do Cine PE, é realizada já nesta quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29) no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby.

Ao todo, nove curtas-metragens serão exibidos na Mostra Competitiva de Curtas Digitais, a Mostra Pernambuco, sempre às 19h. Na quinta, ocorre a exibição de “Cinema Americano”, com direção de Taciano Valério; “Palavra Plástica”, de Leo Falcão; e “Aeroporto”, de Marcelo Pedroso; e as ficções “1:21” com direção de Adriana Câmara; “É lá que eu vejo”, de Mateus Sá; “Solar dos Príncipes”, de Bruno Mendes e Henrique Eduardo.

Já na sexta-feira, são exibidas as ficções “Diário de um Ator”, de Cadu Pereiva; “Bob Lester”, de Hanna Godoy e Mariana Penedo; “Vodka”, de Victor Dreyer; além do documentário “Aeroporto”, de Marcelo Pedroso. O Cinema da Fundaj fica na Rua Henrique Dias, 609, no Derby, e os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada).


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
A grade da programação do Cine PE deste ano também está definida. Os seis filmes que concorrem na Mostra Competitiva de Longas-metragens são: “JMB, o famigerado”, de Pernambuco; “Casa 9” e “Vamos fazer um brinde” ambos do Rio de Janeiro; “Casamento Brasileiro”, “Estamos Juntos” e “Família Vende Tudo”, todos de São Paulo. A sinopse e a ficha técnica de cada um dos seis longas podem ser conferidas no site oficial do Cine PE.

Esses filmes compõem a programação noturna do festival, no Centro de Convenções. As catracas do Teatro Guararapes serão abertas às 19h.

INGRESSOS
Em todos os dias do festival, o preço dos ingressos é o mesmo: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada). A compra antecipada é feita através do Disk Ingressos, no Café Castigliani Cafés Especiais, na Fundação Joaquim Nabuco/Derby, ou numa das lojas BR Mania de cinco Postos BR, sendo três no Recife, uma em Olinda e uma em Jaboatão dos Guararapes. O pagamento deve ser feito em dinheiro.

No período do festival, os ingressos continuarão à venda nos Postos BR, mas até às 15h de cada dia. Outra alternativa é comprá-los nas bilheterias do Centro de Convenções. Os guichês estarão abertos a partir das 17h nos dias do evento. Ao todo, serão colocados à venda, por noite, 2 mil bilhetes eletrônicos.

HOMENAGENS
No sábado, começam as homenagens do festival. Na primeira noite, serão homenageados o ator Wagner Moura — pela importância dos 25 trabalhos realizados nesta retomada do cinema brasileiro, incluindo as duas versões de “Tropa de Elite” — e o ex-jogador de futebol Pelé, que comemora 70 anos. No domingo (1º), as homenagens são para a atriz Camila Pitanga, pela sua contribuição artística ao audiovisual brasileiro.

Já na segunda-feira (2), serão realizadas três homenagens. Uma institucional, para Revista do Cinema Brasileiro pelos 15 anos de programas de TV; outra cinematográfica, para o cineasta Zelito Viana pelos 45 anos de produção e direção; e uma artística, para o ator Chico Diaz por sua filmografia e pela dupla premiação como ator no Cine PE.

As homenagens voltam a ocorrer apenas na quinta-feira (5), noite em que Vânia Debs receberá uma homenagem técnica. Na sexta-feira (6), haverá duas homenagens institucionais: uma para a Revista de Cinema, pelos 10 anos de edições; e outra para o filme “Baile Perfumado”, pelos 15 anos de exibição no I Cine PE. O outro homenageado da noite é o governador Eduardo Campos, responsável pela criação do maior programa de incentivo ao audiovisual da história do Estado.

Fonte: pe360

Beba Poesia



A FUNDARPE com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Releitura - Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana , inaugura nesta sexta-feira a exposição "Beba Poesia". A mostra que será aberta as ao público às 19:00h no Espaço Parságada ficam em cartaz até o próximo dia 29 de maio.

A exposição apresenta poemas visuais desenvolvidos por alunos que frequentam as bibliotecas da rede, com o apoio dos mediadores de leitura e designers do projeto. "A ideia é mostrar como a poesia é algo essencial, como a água mesmo", revela Gabriel Santana, coordenador da rede. "Em uma era de consumismo, a provocação faz pensar. É isso que devemos fomentar: a poesia como uma forma de pensar o mundo", afirma Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado.

Infantil - Em outra ação apoiada pela Secretaria de Cultura, o Parque 13 de Maio receberá neste domingo (01 de maio), a partir das 10h30, uma performance poético-literária voltada para as crianças. Intitulada O melhor divertimento para crianças, a apresentação conta com a participação do ator Adriano Cabral e é inspirada no poema Balõezinhos de Manuel Bandeira.


Por Márcio Santana

terça-feira, 26 de abril de 2011

Festa da Lavadeira não terá shows e apresentações este ano



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou na noite dessa segunda-feira (25) que a Festa da Lavadeira deste ano terá apenas a parte religiosa e não irá comportar shows, palanques e venda de bebidas alcoólicas. A associação que organiza a festa informou ao NE10 que irá entrar na Justiça para realizar o evento como todos conhecem.

De acordo com a Prefeitura do Cabo, a festa acontece em uma Zona Especial de Turismo, Lazer e Moradia (ZETLM), a Reserva do Paiva e por isso não comporta instalação de palanques, som e comercialização de bebidas. “A Prefeitura do Cabo se preocupa em cumprir a lei de preservação ambiental da área, mas deseja que seja uma festa bonita, animada, mantendo suas tradições”, disse em nota Luiz Pereira, secretário Municipal de Articulação Politica e Orçamento Participativo. A decisão foi assinada nesta tarde através de um Termo de Ajustamento de Conduta.

A medida teve repercussão negativa entre os organizadores da festa. Eduardo Melo, presidente da Associação Organizadora da Festa da Lavadeira diz que a medida é elitista. "Eles não querem permitir que pobres frequentem o local. Isto está claro. A decisão é uma afronta à tradição cultural de Pernambuco", reclama. "Vamos tentar na Justiça que a festa aconteça este ano, pois uma zona especial de lazer não pode excluir a cultura de Pernambuco.

A produção não aceitou a sugestão da Prefeitura de realizar a festa na praia de Itapuama, a 200 metros do local tradicional. "Eles querem instituir que local de rico pobre não entra. Como é possível existir no Brasil uma praia separada por um muro. É absurdo", diz Melo.

A Festa da Lavadeira surgiu em 1987, quando a comunidade do Paiva decidiu fazer oferendas à escultura de uma lavadeira local, que no caráter religioso da festividade é filha de Iemanjá. Durante a festa são feitas oferendas dentro do ritual dos cultos afro-brasileiros. O evento acontece sempre no dia 1º de maio, na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado.
Fonte:Do NE10

Teatro de bonecos invade as feiras do interior de Pernambuco



Retomando A INCONVENiÊNCIA DE TER CORAGEM o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro, Agreste setentrional, prepara-se para a segunda fase da execução do projeto EM PERNAMBUCO O LUGAR DE BONECO É NA FEIRA patrocinado pelo Banco do Nordeste e em parceria com o BNDES através do programa cultural na edição 2010. Até porque no primeiro momento a equipe de produção se dividiu fazendo oficinas de arte educação com foco no boneco em dez municípios do entorno de Limoeiro.

Portanto, desde o ano passado, que atores e direção encaram o universo de Suassuna ensaiando o primeiro ato da A PENA E A LEI que permite uma encenação que privilegia a estética do mamulengo. Jadenilson Gomes, Tarcísio Queiroz e Charlon Cabral já dominam esse processo desde 2002. Sendo novidade apenas para Kettuly Muniz e Lucas Rafael que agora desbravam a dramaturgia de Ariano Suassuna.

O retorno da montagem traz a inovação de uma circulação com dez sucessivas apresentações em feiras livres nos municípios de Orobó, Feira Nova, Salgadinho, Cumaru, Passira, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria, Surubim, o que muito proporciona uma intimidade do mamulengo enquanto brinquedo e o espaço denominado feira.

A intervenção artística realizada nas feiras livres dos municípios representa o diferencial. Tais apresentações deste projeto contemplam o direito constitucional de acesso gratuito à cultura aos cidadãos.

É um teatro que se aproxima do povo garantindo mais alegria a um espaço genuinamente, colorido, rico e divertido. Debaixo do sol e em meio aos tabuleiros, recria-se uma Taperoá onde uma trama de enganos e traições, retrata valores e uma moral distante do sertão de hoje em dia.

A estréia para o dia 30 de abril, próximo sábado, às 10 da manhã sinaliza uma sessão para Limoeiro no tradicional pátio da feira, no coração da cidade. A logística será garantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, leia-se Prefeitura de Limoeiro.

Fonte: informações da Assessoria.

Gloriense participa do concurso Miss Continente Pernambuco 2011



Glória do Goitá é uma cidade de interior cheia de belezas. A alegria e encanto de seu povo ganha destaque no cenário regional. E assim, garantimos uma vaga no Concurso Miss Continente Pernambuco 2011. A Cidade participa do concurso estadual com a beleza de Alana Karolyne. O evento organizado sob a direção de Jorge Querido e coordenação Christian Oliver será realizado no Cine Teatro Paulo Freire, Paulista, Pernambuco, no dia 21 de maio, às 20h. Parabéns Alana. Ficamos felizes pela sua participação.



Para maiores informações, acesse: http://misterpernambucoturoficial.blogspot.com/p/candidatas.html

GLORIENSE FINALISTA DO MISS PERNAMBUCO LATINA

Pode ser surpresa para muitos, mas tem gloriense entre as finalistas do concurso Miss Pernambuco Latina. Glória do Goitá é representada pela beleza, encanto e simpatia de Thaysa Leite de Aguiar, 18 anos, 1,70m de altura, estudante de Direito. Ela foi pré-selecionada para a Seletiva de Pernambuco que irá escolher as finalistas ao Concurso Miss Pernambuco Latina 2011/12.


O Concurso Miss Pernambuco Latina é o concurso que escolhe a representante do Estado de Pernambuco para o Concurso Miss Brasil Latina. A OMBL ( Organização Miss Brasil Latina ) é a franqueada no Brasil para o Miss América Latina del Mundo. Em breve, estaremos divulgando local e data da Seletiva e do concurso. O Concurso Miss Brasil Latina 2011/12 será realizado no mês de Outubro/11. Parabéns Thaysa Aguiar.


Fonte:ecoscomunicacao.blogspot.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Qual o Significado da Semana Santa?




A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa se inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.


Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.

História A procissão do Domingo de Ramos surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornar, procedeu na sua região da mesma forma que havia feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. O costume passou a ser utilizado gradualmente por outras igrejas e, ao final da Idade Média, foi incorporado aos ritos da Semana Santa.... O Rito A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Em algumas cidades históricas como: Ouro Preto, Pirenópolis, Resende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de Banda de Música.


Durante a procissão, os fiéis entoam a antífona: "Hosana ao Filho de Davi! Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Rei de Israel, Hosana nas alturas!" Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume. O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsicamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura


Segunda-Feira Santa
é o segundo dia Onde o Nosso Jesus começa sua caminhada rumo ao calvário.. Rumo ao calvario

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa.Onde é celebrada, as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.


Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebra o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quinta-Feira da Ceia
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Neste dia cobre-se todas as imagens existentes no templo pois a igreja se inluta pela vespera da morte

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz.A recordação da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um padre, presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor vermelha.


Sábado Santo
Também era chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo.


Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa

Quem Foi Tiradentes?



Vida deste importante personagem da História do Brasil, sua luta pela independência do Brasil, o movimento da Inconfidência Mineira, morte de Tiradentes.
Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira
Introdução :O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).
Biografia :
Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.
Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.
Conclusão: Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Para saber mais: livros e filmes
Filme :
Os Inconfidentes . Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972
Livros :
BENTES, Ivana. “ Independência ou Morte ”. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1996.
BERNADET, Jean-Claude. “O caso Tiradentes: notas ”. Piranha no mar de rosas . São Paulo: Nobel, 1982. RAMOS , Alcides Freire. “ A conjuntura política (1964-1972) e Os inconfidentes ”. Canibalismo dos fracos : cinema e história do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

sábado, 2 de abril de 2011

Selma do Côco prestigia lançamento de DVD sobre Vitória nesta quinta-feira.



Marcus Prado lança hoje (31) no Teatro Silogeu do Instituto Histórico de Vitória de Santo Antão seu DVD com mais de duas mil imagens da cidade. Evento vai homenagear Áurea Ferrer, pelos seus 105 anos, a vitoriense Selma do Coco, pelos 83 anos, e a memória de Jaime Beltrão, fundador do grupo JB.


SELMA DO CÔCO VIRÁ PRESTIGIAR O LANÇAMENTO DO DVD DO JORNALISTA MARCUS PRADO, QUE REÚNE MAIS DE 2 MIL FOTOS DO PASSADO HISTÓRICO DE VITÓRIA ATÉ OS DIAS DE HOJE. DONA SELMA FOI RECONHECIDA, POR ATOS DO EX-PRESIDENTE LULA E DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, COMO PATRIMONIO DA CULTURA POPULAR DO BRASIL. DONA SELMA SERÁ HOMENAGEADA, NA OCASIÃO, COM O DIPLOMA DE PATRIMÔNIO VIVO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, AO LADO DE DONA AUREA FERRER, NA PASSAGEM DOS SEUS 105 ANOS DE NASCIMENTO.

Fonte;avozdavitoria

quarta-feira, 30 de março de 2011

O MESTRE CIRIACO É TEMA DE MATÉRIA DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO.


Aventureiros e exploradores costumavam dizer que as relíquias mais importantes de um povo nunca seriam reveladas por completo aos forasteiros.


Séculos depois, a ciência e a história provaram que tantas maravilhas naturais e históricas sempre estiveram debaixo do nosso nariz e, se não foram encontradas antes, é porque geralmente costumamos olhar primeiro para muito longe. Mestre Ciriaco do Coco ensina o "ofício" há décadas na Zona Rural da cidade. Com o dinheiro do prêmio, construiu a Casa do Coco para perpetuar sua arte e comprou roupas novas para as coquistas. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press É no mínimo curioso conferir alguns nomes do Prêmio Humberto de Maracanã - Culturas Populares do Ministério da Cultura. Somente em Glória do Goitá, a 66 km do Recife, entre três premiados há dois representantes culturais que dificilmente teriam suas histórias e artes conhecidas fora de Pernambuco se continuassem a depender somente de datas festivas, carnaval e da "boa vontade" política típica das cidades além do eixo metropolitano.


Aos 81 anos, o Mestre Ciriaco do Coco pode se orgulhar de muita coisa que fez na vida, a começar pelos seus 24 filhos, 34 netos e 20 bisnetos. Nascido João Sebastião do Nascimento em 26 de junho de 1928, Mestre Ciriaco não existe no Google. Parece besteira, mas em tempos de uma sociedade da informação cada vez mais conectada, é um reflexo notório de como ainda há tanto a percorrer pela cultura de um povo. E às vezes estamos todos tão próximos. No site oficial do prêmio, na página do Minc, o leitor encontra apenas o nome de batismo, não o nome pelo qual Ciriaco brinca e ensina rodas de coco há décadas na Zona Rural de Glória do Goitá, repassando conhecimento "até quando eu morrer", como costuma dizer aos visitantes. A saúde parece de ferro - não somente pela prole - e ajuda a esconder a idade. Ciriaco costuma percorrer à pé os 12 km que separam sua casa no Sítio Urubu até o centro de Glória do Goitá. A garganta não tem mais a força de outrora.


Mesmo assim, quando começa a conduzir uma roda de coco, Ciriaco só vai embora quando desligam o som. Porque do contrário ele vira a noite cantando. E as filhas, dançando sem parar e sem cansar. Preocupa Dona Maria, a esposa, casada com o mestre desde 1954. Mas não preocupa Ciriaco. Com a humilde verba de R$ 10 mil repassada pelo Minc, ele resolveu não deixar mistérios para exploradores ou aventureiros e construiu a Casa do Coco para sua arte se perpetuar por meio dos filhos, netos e bisnetos. E quem mais quiser. Além da recém-construída Casa do Coco, o dinheiro ajudou a comprar um novo equipamento de som (usado, modelo bem antigo) e algumas roupas novas para as coquistas. Em contrapartida, exigência do Ministério, deu aulas durante três dias em oficinas para alunos da rede pública de ensino no Sítio Urubu.


E as oficinas ajudaram a mostrar que Mestre Ciriaco do Coco pode até entrar no Google a partir de agora, mas certas coisas realmente não mudam nunca. Analfabeto e sem ter tido condições de estudar quando criança, Ciriaco entrou na sala de aula e não entendeu quando todas as 17 crianças não tinham sequer um caderno. A vida difícil no interior e a falta de perspectivas do passado ilustram algumas das letras de suas músicas, mas nãorefletem no humor de Mestre Ciriaco, que já prepara uma grande festa na Casa do Coco para seu próximo aniversário com ajuda do filho Queno de Alagoinha (José João da Silva), o principal herdeiro da arte do pai. Mestre Ciriaco é considerado o último representante do coco-de-roda na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Herdou a brincadeira ainda criança, quando aos 13 anos começou a seguir as rodas do pai e aos 14 conduziu sua primeira roda de coco.


Sobre o pai, ele desconversa um pouco, diz que não lembra tanto. Mas não deixa de cantar uma música por onde confessa a frustração de não ter sido permitido entrar numa escola, aprender a ler, a estudar. Hoje, Ciriaco é mestre e se preocupa em ensinar aos outros. E promete muito mais, agora com seu espaço próprio para os coquistas da região.


Fonte:diariodepernambuco.com