segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fotos da 3ª Cavalgada do Mulungu
















3ª Cavalgada Ecológica do Mulungu na Terra do Mamulengo




Aconteceu no ultimo domingo (30) de agosto no município de Glória do Goitá, (berço do Mamulengo), a 3ª cavalgada ecológica do mulungu, a concentração foi no terminal rodoviário localizada na chegada da cidade, onde foram todos recebidos pela equipe
Organizadora com um forte café da manhã.
Os vaqueiros, fazendeiros, amazonas lindas e os amantes da vaquejada de toda região ficaram aguardando à hora da saída e por volta das 11h, foi quando toda tropa saíram percorrendo as principais ruas da cidade primeira parada foi no Santuário de Mãe Rainha onde todos rezaram um pai nosso para agradece a Deus pelas conquistas alcançadas, força e fé para percorrer a trilha de aproximadamente 11 km.
Após percorrer os 11 km de percurso os vaqueiros pararam para o almoço na fazenda Nossa Senhora da Gloria no sitio Quecêque zona rural do município, foi onde a festa ficou por conta de Galego aboiador.
Os Kit contendo camisa, boné e caneca além do café da manhã, almoço, bebida e muita musica boa para os peões, custou R$ 25.00,
Para José Maria vaqueiro de Itambé é muito importante estes eventos. Para nós vaqueiros é um momento muito importante “pois é onde fazemos novas amizades, onde também saímos um pouco da nossa rotina, hoje eu estou muito feliz pó está aqui na terra do Mamulengo.” Afirma o vaqueiro.


Foto e texto:Assessoria de Comunicação do Conselho Tutelar.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Para a garotada curiosa, algumas histórias interessantes.


Você é um internauta curioso? Então veio parar no lugar certo. Separamos algumas histórias bem interessantes para você ficar por dentro de vários assuntos. Ainda tem alguma dúvida e não encontrou a resposta aqui?

Bicicleta - A bicicleta nasceu em 1790. Ela foi inventada pelo conde francês Sivrac, e possuía o estranho nome de Celerífero. Era apenas um pedaço de madeira ligando duas rodas. A engenhoca andava com o impulso dos pés, mas não tinha como dirigi-la, já que a roda dianteira era fixa.


Batata frita - A batata frita foi inventada pelo médico francês Antoine Augustin. Em 1772, ele começou a estudar as plantas que continham amido, especialmente as batatas. Anos depois, com o apoio do rei Luís XVI, ele criou uma campanha para expandir a cultura da raiz. As batatas fritas foram usadas pela primeira vez em um jantar de gala, em homenagem ao americano Benjamim Franklin. Mas o americano, pelo que dizem, não gostou da novidade.

Biscoito - Não é de hoje que se gosta de biscoito. Os primeiros registros da iguaria são do tempo dos faraós, no antigo Egito. Os egípcios cultivavam o trigo nas margens do rio Nilo e fabricavam os biscoitos, com formas de animais para oferecer às divindades em troca de chuvas, para assegurar a fertilidade do solo. Pouco a pouco, o hábito de produzir biscoitos passou para as regiões do Mediterrâneo e Oriente Médio. Assírios, babilônios e gregos passaram a presentear seus deuses com biscoitos de trigo e mel.



Dentadura -Foram descobertos crânios humanos com dentes artificiais feitos de ossos e marfim, com pontes de ouro, 700 anos antes de Cristo. Na Idade Média, não se deu muita atenção aos dentes falsos. Quando perdeu os dentes da frente, a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, apareceu em público com a boca cheia de pano. No final do século XVII, os ricos já podiam comprar dentaduras de marfim (que com o tempo passavam a cheirar mal). Os dentes falsos ficavam presos aos seus vizinhos através de ligaduras de seda, mas tinham que ser tirados na hora das refeições. Os dentistas usavam dentes humanos, comprados dos pobres, ou faziam de prata ou ágata. As primeiras dentaduras de porcelana foram feitas por volta de 1770, por Alexis Duchâteau, um farmacêutico que morava próximo a Paris. A descoberta foi aprimorada nos Estados Unidos por Claudius Ash, no século XIX.


Iogurte - O iogurte apareceu na Ásia Menor por volta de 4.000 a.C. Reza a lenda que um viajante nômade atravessava o deserto carregando um pouco de leite numa sacola feita de pele de cabra. Horas mais tarde, ele havia constatado que o leite havia se transformado em um creme grosso, com um leve sabor ácido. Em 1542, chegou à Europa o primeiro iogurte, oferecido como a cura para uma persistente infecção intestinal do imperador François, da França.


Bambolê - A idéia do brinquedo veio da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na intura. Em 1958, os americanos Artur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, importaram a idéia. A diferença é que eles fizeram bambolês de plástico e o batizaram de hula hoop. Venderam 25 milhões de unidades em apenas 4 meses.

IoiôO - Ioiô nasceu nas Filipinas no século XVI, como uma arma. Ele pesava dois quilos e sua corda tinha seis metros. Louis Marx transformou o Ioiô num brinquedo em 1929. Fonte: O Livro das Invenções - Marcelo Duarte

Folclore Nacional




Mitos e lendas do Brasil, trava línguas, contos e lendas populares, folclore nordestino, o que é folclore, parlendas, cantigas de roda, folclore da região sul, folclore da região norte, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem, Iara e mula-sem-cabeça
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Boitatá - Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".
Boto - Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
Curupira - Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
Lobisomem - Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.
Mãe-D'água - Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.
Corpo-seco - É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.
Pisadeira - É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.
Mula-sem-cabeça - Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Mãe-de-ouro -Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
Saci-Pererê - O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.


Curiosidades: É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

Cavalgada do Vaqueiro na Terra do Mamulengo



No ultimo domingo 16 de agosto realizou-se a 1ª cavalgada do vaqueiro de Glória do Goitá zona da mata norte 65 km da capital Recife, contou com muitas mulheres bonitas e centenas de vaqueiros de toda a região.
A primeira cavalgada do Vaqueiro teve sua concentração no sitio pedreira zona rural do município.
Os vaqueiros percorreram as principais ruas da cidade e em seguida foram em direção ao distrito de Apoti á 12 km de Glória.
O evento teve apoio dos empresários, fazendeiros, comerciantes, políticos, vaqueiros e os amantes da montaria, para os participantes foram distribuídos café da manhã, almoço forró, muita bebida e um kit com camisa e caneca.
Luis Vaqueiro “fiquei muito feliz em participa desta festa tão importante para nós vaqueiro, pois é um dia que nunca vou esquecer, pois foi onde eu pode mim divertir bastante e conhecer pessoas que gostam do mesmo esporte que eu.” Afirmou Luiz
Fonte:Radio Local.

Casa da Cultura comemora Semana do Artesanato


A Casa da Cultura de Pernambuco promove, a partir desta segunda (24), a Semana do Artesanato, que reúne mostras e palestras sobre a arte popular. Até a sexta-feira, o local é tomado por artesãos que produzirão seus trabalhos nos próprios corredores do edifício, mostrando ao público o processo de confecção das obras. Além disso, o local exibe mostra de telas e artesanato. Para encerrar a semana, na sexta, acontece a palestra Folclore ou cultura popular: um fato social? Ministrada pela pedagoga e especialista em artes plásticas Vicência Barbosa, a partir das 15h.

A visitação é aberta ao público, das 9h às 19h. Rua Cais da Detenção, s/n, Santo Antônio.
Fonte: JC Online